Tradutor/Translate

Email

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Confronto: Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Ultimate Ninja Storm é a conclusão da saga de Naruto e está repleta de conteúdo. Mais de 100 personagens, melhorias como lutas tag-team, dano nas armas/roupas e corrida pelas paredes além de vários modos de jogo. É um pacote compreensivo mas a situação impressiona menos a nível técnico. Com novas consolas, era esperado mais do CyberConnect 2.
Temos 30fps sólidos mas os problemas na performance distraem. Existe a sensação que temos uma jogada pelo seguro em relação aos anteriores, ao invés de pleno proveito da PS4 e Xbox One.
Ambas as consolas correm a 1080p, combinada com texturas nítidas e um alto nível de filtro anisotrópico, permitem que arte esteja nítida mesmo ao longe e em ângulo oblíquos. Juntamente com muitas transparências alpha nos ataques mágicos, um campo de profundidade e uma rude implementação motion blur com mistura de fotogramas, adicionam um tom cinematográfico aos acontecimentos e melhoram a intensidade das cenas rápidas. O uso de anti-aliasing pós-processamento também resultam num aspecto mais limpo nos personagens e cenários, com apenas alguns jaggies em torno de imagens sub-pixel e arestas cel-shaded.
A qualidade de imagem é sólida e tira o máximo dos bens, enquanto as texturas desenhadas à mão dão ao jogo uma distinta sensação animada fiel ao material original. Juntamente com 1080p, as rústicas aldeias Japonesas e lutadores coloridos destacam-se muito mais do que na anterior geração e a experiência visual é muito idêntica nas duas consolas - até no PC. A qualidade das sombras é a única diferença, parecem mais escuros e mais definidos nos personagens e objectos dinâmicos na PS4, apesar de nem sempre ser visível.


A versão PC é uma conversão directa do código de consolas, sem tangíveis melhorias gráficas. As opções AA estão limitadas a FXAA ou sem AA, enquanto o motion blur e brilho são opções. Em high, a qualidade das sombras é quase igual à da PS4, apesar de termos artefactos de mistura no ambiente, não presentes nas consolas. Baixar para medium não faz muita diferença, sugerindo que o efeito tem problemas.
Ao passar para as novas consolas, o CC2 ganhou mais espaço para brincar em termos de rácios de fotogramas e resolução maiores. No entanto, parece que o estúdio não quis ir mais longe: a resolução e efeitos estão acima da anterior geração mas os rácios de fotogramas estão bloqueados a 30fps, tal como nos jogos Naruto da PS3 e Xbox 360.
Isto significa que as rápidas e furiosas batalhas não têm a fluidez de jogos como Street Fighter ou Tekken. Movimento dramático da câmara e constantes mudanças na posição dos personagens no plano 3D, realçam a trepidação nas duas consolas, e os controlos não são tão firmes como desejado.
Claro que não surpreende os fãs da série, os 30fps são padrão desde o original na GameCube. O sistema simples de combate e timings relaxados permitem um gameplay relaxado, apesar da latência e movimento beneficiarem imenso se tivessem uma actualização a 60fps. Tendo em conta o quão baixo é o rácio de fotogramas, surpreende ver problemas na performance. Em cenas pesadas em alpha ambas as consolas são duramente afectadas, em espaços curtos de tempo, causando abrandamento temporário quando executam um ataque mágico. Tira o brilho às espectaculares batalhas que separam os jogos Naruto dos tradicionais fighting games.
Pelo outro lado, a performance é mais sólida no modo Adventure na PS4. Aqui explorámos locais, aceitamos missões e combatemos inimigos após o final da história - boa distracção dos combates. Os problemas no ritmo de fotogramas continuam na PS4 mas as quedas na performance são menos frequentes na Xbox One, o movimento não é tão lento ao percorrer áreas com mais pessoas. O gameplay é mais suave e explorar os ambientes é mais satisfatório. Comparativamente, temos quedas abaixo de 25fps na consola Microsoft, afectando estes momentos mais calmos.
Fora das cenas exigentes, a performance é estável mas também com problemas. Ambas as consolas chegam a 30fps mas a experiência é ligeiramente mais suave na Xbox One devido a um bloqueio mais consistente nos 30fps. A consistência é o problema na PS4: o ritmo de fotogramas está errado, os tempos de fotogramas saltam entre 16.67ms, 33.33ms e 50ms durante as batalhas, Isto causa trepidação perceptível nos movimentos da câmara e a breve sensação que pressionar os botões e analógicos não está como deveria. A performance é afectada por pouco tempo mas reforça a sensação que o CC2 não entrega uma experiência que satisfaça os fãs mais sérios.
A versão PC - tal como nos jogos anteriores - está bloqueada a 30fps, com v-sync desactivada, significando tearing constante - podem activar a v-sync no painel de controlo da gráfica. A falta de capacidade de conversão é espantosa: não podes contornar o limite a 30fps e estás limitado a 720p ou 1080p. Mesmo com esta inacreditável falta de opções, permanece a sensação que os requisitos são exagerados. Apesar do limite a 30fps, uma GTX 750 Ti com overclock não aguenta 1080p30 consistentes - tivemos que usar uma GTX 950.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates