Tradutor/Translate

Email

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NASA descobre esferas misteriosas em Marte


NASA descobre esferas misteriosas em Marte



imagem


A NASA diz que estas misteriosas esferas, descobertas pelo rover Opportunity, não param de intrigar pesquisadores. De acordo com o investigador principal do Opportunity, Steve Squyres, "esta é uma das fotos mais extraordinárias de toda a missão". 

Logo depois que o Opportunity pousou em Marte, em 2004, ele descobriu esferas semelhantes. Os cientistas chamaram as esferas de blueberries, e logo descobriram que elas eram ricas em hematita. Isto era uma evidência de um passado cheio d'água em Marte.

Mas essas novas esferas, com 3mm de diâmetro, não são assim. Recém-descobertas no afloramento Kirkwood, na borda oeste da Cratera Endeavour, estas pequenas esferas têm uma composição totalmente diferente das outras blueberries de Marte.

Cientistas ainda não sabem como elas chegaram lá, nem o que elas são, diz Squyres:

Elas são diferentes em concentração. Elas são diferentes em estrutura. Elas são diferentes em composição. Elas são diferentes em distribuição. Então nós temos um maravilhoso quebra-cabeça geológico na nossa frente. Nós temos várias hipóteses provisórias, e não temos nenhuma hipótese favorita no momento. Ainda vai levar um tempo para resolvermos isto, então o que faremos agora é manter a mente aberta e deixar as rochas falarem por si.

Nesta imagem, você também vê esferas que foram erodidas, mostrando uma estrutura interna concêntrica. Pesquisadores agora realizam mais testes, tentando arranjar uma explicação para o que é isso, e como essas esferas se formaram. 

Mas talvez eles já tenham a resposta. Squyres diz: "elas parecem ser crocantes por fora, e macias por dentro" ? como um bom chocolate.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates