Tradutor/Translate

Email

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Emoticons comemoram 30 anos


Emoticons comemoram 30 anos



imagem



Se você utiliza a internet  com alguma frequência com certeza já deve ter se deparado com símbolos assim: =), o/, =x, :D, :P, :/ e muitos outros. É provável ainda que já os tenha utilizado pelo menos uma vez para expressar alguma emoção no mundo virtual, seja em e-mails ou redes sociais. É justamente para isso que há 30 anos foi criado o primeiro emoticon, essas "carinhas" bonitinhas que, por vezes, não sabemos o que significam, mas que o próprio nome já indica: emoção. 

imagem


O criador é Scott Fahlman, à época professor do departamento de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A ideia surgiu pela observação de que nem sempre as pessoas eram compreendidas quando faziam piadas ou ironias em grupos de discussão on-line. Assim, para suprir a falta que a linguagem escrita tem de sinais corporais e do tom de voz, por exemplo, o professor fez a seguinte sugestão: 
imagem


Eu proponho a sequência a seguir para quem for fazer piadas
:-)
Leia com a cabeça de lado. Na verdade, provavelmente seja mais econômico marcar coisas que NÃO sejam piadas, devido às últimas tendências.
:-(

De lá até hoje, os emoticons viraram uma febre. Já pensou em bater um papo pela internet sem o auxílio dessas "carinhas"? :( triste, né? Elas são tão importantes para a narrativa em rede que é impossível listar os inúmeros tipos e formas que surgiram até então. Há emoticon para todo e qualquer tipo de emoção. E não existe mais apenas os tradicionais feitos por sinais de pontuação, como o pioneiro :-). Eles ganharam forma, cor e até movimento, são os emoticons gráficos (foto ao lado). O "pai" dos emoticons, no entanto, diz que odeia esses ícones amarelos em que os emoticons se tornaram nos últimos anos.
:)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates